.status-msg-wrap, .status-msg-body, .status-msg-border, .status-msg-bg, .status-msg-hidden { display: none;}

domingo, 24 de novembro de 2013

NUCA na Rádio Universitária!

Anúncio do programa na página do CINUCA.

Dia 26 de outubro ocorreu na rádio universitária - FM 107,9 - no programa "Sem Fronteiras: Plural pela paz" uma entrevista, sobre a área de cinema de animação, com Levi Magalhães, Julia Pimenta e Diego Akel.

Da esquerda para direita: Henrique Beltrão - o entrevistador ,
Diego Akel, Levi Magalhães e Julia Pimenta.

No bate-papo foi falado sobre o NUCA, CINUCA, panorama da animação nacional, dia internacional da animação e muito mais!

Você confere a entrevista logo abaixo no player.



O NUCA agradece especialmente a Milla Medeiros, por tornar esse encontro possível, e a todos da rádio universitária pela agradável recepção.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

5ª Edição do CINUCA - Animações Indies

A 5ª edição do Cineclube do Núcleo de Cinema de Animação ocorrerá dia 29 de Novembro de 2013 na Casa Amarela Eusélio Oliveira - UFC (Avenida da universidade, 2591 - Benfica - Fortaleza - Ceará). Essa edição do CINUCA tem como tema "Animações Indies", ou seja, Animações Independentes.

Anuncio da quinta edição do cineclube!
Participe!
O cineclube é organizado por Levi Magalhães e Julia Pimenta com o apoio do NUCA (Núcleo de cinema de animação) e da Casa Amarela Eusélio de Oliveira.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Aula de Animação Experimental no NUCA!

Seguindo o roteiro do curso, os alunos da turma de cinema de animação do NUCA passaram por aulas práticas e teóricas de StopMotion com massinha de modelar, Animação tradicional 2D, Som e Edição na construção de um filme de animação. Todas essas matérias ministradas pela profª Mariana Medina

Alunos do curso de animação na prática de StopMotion

Professora Mariana Medina com a mesa de Luz.
No dia 07 de Novembro, o curso de animação do NUCA recebeu a visita do animador Diego Akel, a pedido da professora Mariana Medina, para uma aula prática e teórica sobre animação experimental


Alunos com o animador Diego Akel na mesa de luz.

Animando na mesa de luz.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Animador André Dias produz vinheta para o Curta Canoa!

O animador André Dias está animando a vinheta do IX Curta Canoa - Festival Latino-Americano de Canoa Quebrada - com apoio do NUCA.

André Dias animando na mesa de luz
Curta Canoa é um festival de cinema que ocorre uma vez por ano em Canoa Quebrada - Ceará. A animação da Vinheta, em produção por André Dias, utiliza técnicas de animação com aquarela, como pode observar abaixo.
Um frame da vinheta do Curta Canoa
IX Curta Canoa ocorre de 26 a 30 de novembro.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Dia Internacional da Animação 2013!


Dia Internacional da Animação ocorreu dia 28 de Outubro

No dia 28 de Outubro, ocorreu o Dia Internacional da Animação. Em Fortaleza - CE, o evento aconteceu na Casa Amarela Eusélio Oliveira. 

Sobre o dia:
Dia 28 de Outubro é o Dia Internacional da Animação! Foi nesta data, em 1892, que Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) no mundo. Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. O Dia Internacional da Animação está em sua 12ª edição sendo realizado em 30 países.

( Fonte: http://www.abca.org.br/dia/sobre/ )

Você confere a vinheta do Dia Internacional da Animação, logo abaixo.


Na sua 10ª edição, Dia Internacional da Animação ocorreu em mais de 200 cidades do país com uma sessão simultânea e gratuita de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais. Sendo o maior evento simultâneo do gênero no mundo, que propõe difundir o cinema de animação. 

Diego Akel, animador e organizador do evento.
O dia contou com a presença do pessoal do NUCA e de outros animadores locais, além de apaixonados pela arte do cinema de animação.

A sessão contou com 2 horas de puro cinema de animação

No dia, foram exibidos uma hora de curtas nacionais e uma hora de curtas internacionais. Ao fim da sessão, ocorreu um sorteio de três camisetas do Dia Internacional da Animação. Você confere isso nas fotos abaixo.

E assim ocorreu mais uma edição do Dia Internacional da Animação.
Até a próxima!