.status-msg-wrap, .status-msg-body, .status-msg-border, .status-msg-bg, .status-msg-hidden { display: none;}

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

NUCA e CINUCA desejam a todos "Boas Festas!"

E assim, terminando o ano de 2013...
Toda equipe do NUCA e do CINUCA desejam a todos "Boas Festas! Um Feliz Natal! Feliz 2014!".

Mascote do NUCA e do CINUCA festejam a data.

Até o próximo frame.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

NUCA leva Cinema de Animação para o bairro Bela Vista!

O NUCA esteve no bairro Bela Vista para uma oficina de Cinema de Animação. A oficina foi dada para crianças da comunidade através do Projeto SP Itinerante. O projeto tem patrocínio da SP combustível e realização do Cine Ceará.

Turma do curso de cinema de animação

Os professores Mariana Medina e Josimário Façanha ensinaram para as crianças diversas técnicas de animação e produziram, com elas, um pequeno filme de animação com a técnica do recorte.

Os alunos preparando o material para ser filmado

Segue abaixo a postagem do jornal "Diário do Nordeste", do dia 11 de dezembro de 2013, a respeito do projeto.

[...] A nossa ideia não é criar profissionais. É apresentar à criança e ao jovem uma possibilidade de expressão, no caso, o cinema. E a animação é a forma mais lúdica que temos dentro desse universo. Toda criança assiste animação", contextualiza Mariana Medina, que ministrará a oficina. A artista é professora do Núcleo de Cinema de Animação da Casa Amarela Eusélio Oliveira (Nuca), vinculado a Universidade Federal do Ceará (UFC). Os estudantes têm idade entre oito e 15 anos e fazem parte do programa "Cidadania em Rede", da Prefeitura de Fortaleza, que trabalha educação em artes visuais com jovens [..]

Para conferir o resto da matéria, clique aqui!

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Produção do videoclipe "Agradecimento" da cantora Barbara Eugênia no NUCA!

Videoclipe de animação da música "Agradecimento".

No mês de Julho e Agosto, ocorreu a produção do videoclipe "Agradecimento", da cantora Barbara Eugênia, nos estúdios do NUCA - Núcleo de Cinema de Animação. O videoclipe teve a direção do animador Diego Akel.

O videoclipe foi animado na "sala da truca" e contou com técnicas como animação com objetos, recorte e pixilation! Você confere o resultado desse projeto logo abaixo.


Nessa semana o videoclipe foi divulgado através da página do facebook do "Conexão Animações". Na página é possível conferir  todos os videoclipes que participaram do projeto e votar.

Para votar no videoclipe, da música Agradecimento da Barbara Eugênia, clique aqui!

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Aula de Animação - Porto Iracema das Artes - NUCA

Parceria NUCA e Porto Iracema das Artes

O NUCA- Núcleo de Cinema de Animação da Casa Amarela - está apoiando o Porto Iracema das Artes - Escola de Formação e Criação no Ceará - na disciplina de animação. As aulas estão sendo ministradas pelo profº Diego José às sexta-feiras desde 22 de Novembro.

Professor Diego José e os alunos do curso.
Curso de animação.


quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

NUCA no Projeto Escola vai ao Cinema

O NUCA, através do projeto "A Escola vai ao Cinema", realizou nas cidades de Limoeiro do Norte, nos dias 05, 06 e 07 de Novembro de 2013, e Sobral, nos dias 22 e 23 de Novembro de 2013, a oficina de cinema de animação. O projeto atingiu aproximadamente 40 crianças e jovens de escolas públicas destas cidades.

As duas oficinas realizadas trabalharam com várias técnicas do cinema de animação: recorte, 2D, stopmotion e pixilation. E em cada uma, os participantes aprenderam o que é o cinema de animação, criação de roteiro e personagens.

Alunos da Oficina de Animação em Limoeiro.
Na cidade de Limoeiro do Norte, Telmo Carvalho, orientador do curso, foi solicitado para apresentar os equipamentos que foram doados à cidade, como eles funcionam e etc. Os alunos fizeram exercícios experimentando cada técnica da animação. O resultado foi o filme: Técnicas Animadas. A oficina ocorreu em 3 dias, totalizando 12 horas, na Academia Limoense de Letras para 20 jovens. As fotos das oficinas você confere logo abaixo.


Alunos utilizando a truca na oficina de animação.

Já na cidade de Sobral, os alunos, depois de conhecerem as técnicas da animação, decidiram produzir o filme “O Pescador” com a técnica do recorte. A oficina ocorreu em dois dias, totalizando 12 horas, na Brinquedoteca, para 20 jovens. A trilha sonora está sendo produzida por Taffa Teixeira, músico de Sobral. Você confere as fotos da oficina, em Sobral, logo abaixo.

Alunos na Oficina de Animação em Sobral

Alunos animando recorte na truca.

Em breve você confere o resultado das oficinas aqui no blog do NUCA.