.status-msg-wrap, .status-msg-body, .status-msg-border, .status-msg-bg, .status-msg-hidden { display: none;}

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Semana da Animação - 26/out



Daniel Lima e Márcio Ramos foram os convidados do Bate-Papo Animado desta segunda, na Vila das Artes. Amigos de longa data, ambos partilham também o gosto e o domínio da técnica de animação do 3D digital, que escolheram como forma de expressão criativa. Ambos mostraram trabalhos e resultados que não deixaram dúvidas quanto ao apuro técnico e estético que alcançaram. Este foi um encontro muito descontraído, divertido e que agregou  sem dúvida muito à plateia presente.



Márcio Ramos apresentou inicialmente alguns dos trabalhos que fez no início de sua carreira. Desde comerciais 100% animados até inserções animadas em comerciais de ação ao vivo, Márcio mostrou diversas cenas de animação que fez para os mais diversos clientes.



Após algum tempo trabalhando nesta linha, segundo o animador, houve a necessidade de dar vazão aos seus impulsos fundamentalmente artísticos, e a vontade de fazer um trabalho autoral aumentava. Foi assim que, no começo dos anos 2000, Márcio começou a imaginar o que viria a ser o filme "Vida Maria". Com um edital em aberto, ele começou a desenvolver o projeto, junto com outros profissionais que lhe deram suporte na concepção do filme e em outros aspectos da produção. Após ter seu projeto premiado com o incentivo para realização, Márcio partiu então numa jornada que lhe consumiria dois anos e meio de trabalho duro, até o filme ficar pronto.




Na produção, o animador realizou a maior parte dos processos sozinho, encontrando diversos obstáculos no processo. Como acontece com muitos realizadores, as limitações impostas pelo tempo e pelas condições dadas na produção não o comediram, mas sim o aproximaram de um resultado que se mostrou muito mais efetivo, subvertendo a técnica a seu favor. Márcio exibiu diversos trechos do filme quando ainda em produção, e contou sobre os processos de criação das vozes utilizadas e da sonorização.


Imagem do filme "Vida Maria"

Daniel Lima, na sua vez, começou também falando do seu início como animador. Tendo conhecido o 3D digital logo cedo, na pré-adolescência, o animador contou que ficou muito impressionado quando assistiu pela primeira vez aos filmes Jurassic Park e Toy Story, e então não teve dúvida ao escolher seguir na animação 3D digital, voltada à personagens cartunizados. Aprendendo como autoditata, realizou seus primeiros curtas e logo mais estaria em São Paulo, onde trabalhou por vários anos em grandes empresas que integram a animação 3D digital em trabalhos de publicidade.


Imagem do portifólio comercial de Daniel Lima

O animador contou que as necessidades de estudar inglês e morar fora do país falaram mais alto, e em 2007 partiu para o Canadá, onde conseguiu trabalho e porteriormente um contrato de um ano, tendo trabalhado na série Stargate Universe e no filme Distrito 9. Estas experiências, segundo ele, foram únicas no seu desenvolvimento profissional e decisivas para a qualidade do seu trabalho hoje.



Daniel falou ainda sobre como foi trabalhar no filme Distrito 9, contando da oportunidade que se apresentou e de como lhe foi exigido um altíssimo padrão, que embora com dificuldades no começo, logo o animador pegou a linha de trabalho e desenvolveu cenas de grande realismo. Daniel mencionou que este trabalho foi decisivo na sua carreira, lhe valendo ofertas para outras empresas do setor, no exterior.



Durante o bate-papo muitos animadores, ilustradores, quadrinistas e profissionais ligados à área fizeram diversas colocações e perguntas, fazendo a conversa com os artistas correr de maneira bastante fluida e dinâmica.



Após o bate-papo ainda, o clima foi de grande descontração e interação entre artistas, com Márcio e Daniel conversando diretamente com o público presente.



Neste mesmo dia, ocorreu a exibição dos filmes da mostra Programadora Brasil - Núcleo de Animação do CTAv.

Na próxima postagem, acompanharemos como foi a conversa com Júlia Manta e J. Cambé.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Semana da Animação - 24 e 25/out



Foto de Alana Linhares

Na manhã do sábado, 24 de outubro, o animador e realizador Diego Akel realizou o Bate-Papo Animado na Gibiteca Municipal de Fortaleza. Falando para um público composto de ilustradores, designers, realizadores, quadrinistas e pesquisadores da área, Akel abordou o cinema de animação experimental, sua área de atuação.


Foto de Denis Akel


O animador realizou na primeira parte da sua fala um apanhado de filmes-chave da animação experimental. Começando por títulos dos primórdios, foram exibidos trabalhos de Emile Cohl e Oskar Fischinger, chegando ao clássico Begone Dull Care, do mestre Norman McLaren, o qual Akel reconheceu ter lhe influenciado profundamente. 



Foto de Alana Linhares

Outros filmes, como o minimalista Lines Horizontal, de McLaren, The Bead Game, de Ishu Patel e Walking, de Ryan Larkin, foram exibidos, mostrando um pouco do leque de possibilidades que da animação experimental. O último exibido foi o impressionante Milk of Amnesia, de Jeff Scher. Todo o conteúdo mostrado foi comentado por Akel, que apresentou cada um e falou um pouco dos processos de produção e sobre os realizadores. Segundo ele ainda, essas são suas referências pessoais, as quais revê constantemente e continuam lhe inspirando.




Fotos de Alana Linhares

Na segunda parte do bate-papo, Akel mostrou os seus filmes de animação experimental, que realiza desde 2006. Diversos trabalhos foram exibidos, entre eles Epiléptico-Mídia, Neuro TV e a vinheta da Oficina de Cinema de Animação Experimental. Segundo o animador, este último marcou o início da simplificação da sua linguagem visual, e os trabalhos subsequentes ficaram ainda mais estilizados e reduzidos à sua essência.



Foto de Alana Linhares

Na parte final do bate-papo, Akel se deteve nos seus últimos trabalhos, Golpe Postal e Linhas e Espirais. O primeiro foi realizado com o seu irmão, Denis Akel, que criou formas em origami que em seguida foram animadas digitalmente. Já Linhas faz parte do último degrau de pesquisa do animador, que utilizou a técnica da pintura-no-tempo para conceber este trabalho, que consiste em realizar sucessivas modificações numa mesma imagem, criando assim, segundo ele, "uma pintura que se pinta". Linhas e Espirais inclusive integra a Mostra Nacional do Dia Internacional da Animação, a ser exibida dia 28 de outubro, na programação da Semana da Animação.



Foto de Alana Linhares



Imagem do filme "Golpe Postal"


Responsável pelo encontro e pelo convite, o artista visual Paulo Amoreira registrou o encontro - a conversa foi gravada e retransmitida ao vivo pela internet. O bate-papo na íntegra pode ser visualizado aqui .


Durante o fim de semana de 24 e 25 de outubro pôde ser conferido na Saraiva MegaStore Iguatemi a exibição dos filmes da Mostra Infantil do Dia Internacional da Animação, dentro do espaço Saraiva Kids.








Na próxima postagem falaremos dos animadores Márcio Ramos e Daniel Lima, que apresentarão seus trabalhos no Bate-Papo Animado, na Vila das Artes.

domingo, 25 de outubro de 2009

Semana da Animação - 23/out


Foto de Alana Linhares
No segundo dia de evento, Marcos Zartur e Diego José marcaram presença no Bate-Papo Animado, que transcorreu de forma muito descontraída. Animadores de grande talento e repletos de ideias, ambos discorreram com grande destreza ao mostrar suas carreiras para a plateia.



Imagem do filme "Corra, Rola, Corra"
Diego José abriu o bate-papo mostrando o começo de sua carreira profissional, no estúdio Lunart. Desta época vem o curta "Corra, Rola, Corra", no qual Diego fez toda a animação. Depois disso, o animador contou que foi convidado para trabalhar em Porto Alegre, no estúdio Otto Desenhos Animados, onde deu-se a transição do seu trabalho realizado todo em mesa de luz tradicional para o criado direto no computador. Hoje Diego trabalha em Fortaleza, utilizando o software de animação Mirage Studio e envia via internet seu trabalho para a equipe do filme Fuga em Ré Menor para Kraunus e Pletskaya, novo longa metragem de Otto Guerra. O animador mostrou como está trabalhando neste projeto, e a agilidade que as tecnologias digitais oferecem aos animadores.

Diego mostrou tranquilidade e domínio da técnica de animação 2D aplicada ao computador, mostrando que embora as ferramentas mudem, o trabalho do animador continua o mesmo: dar vida às suas imagens. Diego falou ainda de suas influências e dos trabalhos paralelos que faz, como a criação da sua própria revista de quadrinhos, um projeto pessoal que segue em paralelo ao trabalho de animador. Segundo Diego, as duas áreas mantêm um constante diálogo, e uma sempre influencia a outra no seu trabalho, embora sejam formas diferentes de expressão artística.


Zartur iniciou sua fala em seguida, e sua costumeira irreverência trouxe muita espotaneidade à sua apresentação. Mostrando o começo de sua carreira, ele contou como começou a realizar filmes enquanto ainda cursava Engenharia Civil. Após a exibições de alguns destes trabalhos, e ao se ver a construção das cenas, os planos utilizados e a montagem precisa o público percebeu que desde o princípio o animador já dominava a técnica cinematográfica. Daí Zartur contou que em pouco tempo se viu animando, e logo mais desembarcaria no Canadá, onde passou alguns meses em uma escola de animação, numa turma com alunos do mundo inteiro. Lá realizou diversos curtas e exercícios, onde aprendeu muito da técnica de animação 3D digital na qual trabalha hoje.


O animador detalhou todo o processo de criação dos curtas de animação que fez, e hoje está envolvido em um projeto pessoal, onde tem a colaboração de colegas de várias partes do planeta.



Foto de Alana Linhares
Os animadores interagiram mutuamente em suas apresentações, cada um conhecendo mais e descobrindo o trabalho do outro, e motivaram muitas perguntas e colocações do público. O bate-papo se transformou rapidamente numa aula de animação.

Foto de Alana Linhares

Foto de Alana Linhares


Abaixo assista trechos do bate-papo em vídeo. Gravação e disponibilização on-line por Carolinne Vieira.






Diego Akel, Marcos Zartur, Diego José e Raphael Quetelle (foto de Alana Linhares)


Na próxima postagem, veremos como foi Bate-Papo de Diego Akel na Gibiteca Municipal de Fortaleza, além da Mostra Infantil na Saraiva MegaStore Iguatemi.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Semana da Animação - 22/out: Super Ceará!

E a abertura da Semana da Animação foi um sucesso!! Animadores, entusiastas e um grande e interessado público lotaram o auditório da Vila das Artes. A grande atração da abertura foi a mostra "Super Ceará", produzida pelo NUCA, e que se seguiu de um bate-papo bem animado.

Diego Akel (coordenador da Semana da Animação e coordenador local do Dia Internacional da Animação) abriu o evento dando as boas vindas ao público e ressaltando que a iniciativa só está sendo possível graças a seus parceiros e apoiadores, que acreditaram na proposta, entre eles o NUCA, que está produzindo a Semana. Logo após, Telmo Carvalho, coordenador do NUCA falou, apresentando a mostra "Super Ceará" e destacando a importância dos filmes que seriam apresentados. Todos rodados em meados dos anos 70, em Super-8, eles são resultado do trabalho árduo dos primeiros realizadores cearenses a criar obras animadas. Vários desses filmes tinham sido dados como perdidos, mas foram encontrados e preparados para serem exibidos com exclusividade na Semana da Animação.

Para a projeção destes valiosos materiais, destacamos o trabalho de dois profissionais, sem os quais esta mostra teria sido inviável: Arlindo Barreto, que disponibilizou seus projetores Super-8 (em perfeito estado de conservação) para a exibição dos materiais originais, e Petrus Cariry, que telecinou (transferiu de película para vídeo) alguns materiais para DVD. A qualidade da projeção em ambos os formatos ficou impecável.

O público assistiu impressionado aos curtas. Os realizadores Firmino Holanda, Tiano Saraiva, José Rodrigues Neto e Leontino Eugênio realizaram trabalhos de elevado padrão técnico e apurado estilo, que tiravam palmas da platéia a cada um que era exibido. Os filmes "Na pele" de Firmino Holanda e "Enquadrado" de Leontino Eugênio, foi feito no processo direto na película em Super-8, e a fantástica música foi realizada pelos próprios animadores. Os dois filmes de Tiano Saraiva foram exibidos em seus formatos originais, ou seja, em Super-8.

Após as exibições, José Rodrigues Neto foi convidado a falar um pouco sobre os seus trabalhos apresentados. Ele descreveu a forma artesanal como construia os seus filmes, nos idos dos anos 70, e mostrou como ideias simples podem criar trabalhos magníficos. Zé Rodrigues ainda destacou o uso do computador nos filmes animados atuais, valorizando este processo, mas unicamente como uma boa ferramenta. Ele contou ainda que voltou a realizar animação, utilizando programas como AutoCad e 3D Studio Max, e que já está com inúmeras cenas prontas de um novo trabalho. O público demonstrou extrema simpatia ao ouvir as suas histórias, suas ideias e a sua visão sobre a arte e sobre a vida. Ao fim de sua fala, o veterano animador foi longa e calorosamente aplaudido.

Imagem do filme em 3D de José Rodrigues Neto

Ao fim da exibição, todos desceram para um animado coquetel em comemoração à abertura da Semana. Na próxima postagem mostraremos o Bate-Papo Animado da sexta, estrelando Marcos Zartur e Diego José! :)


Fotos em http://www.flickr.com/photos/animacaonuca

sábado, 17 de outubro de 2009

SEMANA DA ANIMAÇÃO!


É com grande prazer que convido os amigos pra um evento que acontecerá a partir de 22 de outubro aqui em Fortaleza: a SEMANA DA ANIMAÇÃO. Neste evento teremos bate-papos com animadores, mostras especiais, oficinas e a mostra oficial do DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO 2009, que encerra o evento, no dia 28.

A realização da SEMANA DA ANIMAÇÃO é da ACCA - Associação Cearense de Cinema de Animação; a produção é do Akel Estúdio e do NUCA - Núcleo de Cinema de Animação Casa Amarela Eusélio Oliveira - UFC. São parceiros: Prefeitura Municipal de Fortaleza - Vila das Artes, Destra Design e Caramelo Comunicação. Apoiam o evento: Gibiteca Municipal de Fortaleza, Blog DiTudU, mOnstrengOs, Gráfica LCR e Saraiva MegaStore.

Todos os eventos da Semana da Animação têm entrada franca. Algumas mostras estão sujeitas à censura; consulte a indicação na programação de cada dia, mais abaixo.

A Semana da Animação ocorrerá nos seguintes locais:

Vila das Artes - Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Tel.: (85) 3252 1444.

Casa Amarela Eusélio Oliveira - Av. da Universidade, 2591, Benfica. Tel.: (85) 3366 7772.

Gibiteca Municipal de Fortaleza - Biblioteca Dolor Barreira - Av. da Universidade, 2572, Benfica. Tel.: (85) 3105 1299.

Saraiva MegaStore Iguatemi - Shopping Iguatemi - Av. Washigton Soares, 85 - Água Fria. Tel.: (85) 3241 1986.

P R O G R A M A Ç Ã O C O M P L E T A

22 de outubro - Quinta-feira
19h às 21h30
– Coquetel de Abertura / Mostra "Super Ceará"
Local: Vila das Artes
A abertura da SEMANA DA ANIMAÇÃO ocorrerá com uma mostra dos primeiros filmes realizados no Ceará, em câmeras Super 8. Os seus autores estarão presentes, realizando um bate-papo com o público entre as exibições. Após a mostra, haverá um coquetel no saguão da Vila das Artes.

23 de outubro - Sexta-feira
15h às 18h
– Bate-papo Animado
Local: Vila das Artes
O Bate-papo Animado da sexta convida os animadores Marcos Zartur e Diego José; cada um mostrará os seus trabalhos, técnicas e curiosidades de seus processos criativos.

24 de outubro - Sábado
10h às 12h
– Bate-papo Animado
Local: Gibiteca Municipal de Fortaleza
A convite da Gibiteca Municipal de Fortaleza, o animador e coordenador local do Dia Internacional da Animação Diego Akel realizará o bate-papo do sábado. A conversa mostrará um breve panorama do cinema de animação experimental, desde o trabalho dos pioneiros até os curtas produzidos hoje, chegando ao trabalho de Akel. Com exibição de filmes, abordagem de técnicas e comentários, Akel contará um pouco de sua história e mostrará o que tem feito neste campo, debatendo sobre as inúmeras possibilidades artísticas oferecidas pela animação experimental.

13h às 20h - Mostra Infantil - Dia Internacional da Animação (DIA)
Local: Saraiva MegaStore Iguatemi.
A Saraiva MegaStore Iguatemi exibirá as mostras infantis do DIA, dentro da programação do Saraiva Kids. Censura Livre.

MOSTRA INFANTIL DIA 2008
Leonel Pé-de-Vento - Jair Giacomini - 15' - 2006 (RS)
O Pato - Andres Lieban - 2'10'' - 2003 (RJ)
Tem um Dragão no Meu Baú - Rosaria - 1' - 2005 (RJ)
Lúmen - Wilian Salvador - 4' - 2007 (MG)
Aquarela - Andres Lieban - 5' - 2003 (RJ)
Kone e Dorfe no Mundo das Alcachofras - Paulo Pappera - 2'15'' – 2006 (SP)
Seu Dente e Meu Bico - Marão - 2' - 2006 (SP)
Juro Que Vi: Matinta Pereira - Humberto Avelar 12' - 2006 (RJ)
Laurinha - Thomas Larson - 1'26'' - 2005
A Casa - Andres Lieban - 2'15'' - 2003 (RJ)
Tainá – Kan, A Grande Estrela - Adriana Figueiredo 15'30'' - 2006 (RJ)
A Lenda do Brilho da Lua - Gabriela Dreher - 2'46'' - 2007 (SC)

MOSTRA INFANTIL DIA 2009
Casinha de Cupim – Horácio Baynes Young Jr. – 2’13’’ – 2008 (RJ)
A Bruxinha Lili – Leonardo Copello – 5’43’’ – 2008 (BA)
Sapo Xulé – Bem Me Quer – Paulo José – 2’05’’ – 2007 (SP)
Encontro em Marte – 30 alunos de 1ª e 2ª série (Núcleo Animazul Instituto Marlin Azul) – 2’ – 2008 (ES)
Rose Dollz – Hora do Show – Rodrigo Santos – 3’20’’ – 2008 (SP)
Para Chegar Até a Lua – José Guillermo Landi Hiertz – 10' – 35mm – 2005 (SP)
Como pode viver o peixe – Frata Soares – 2’53’’ – 2008 (RJ)
Calango – Ale Camargo - 8min – 2007
O Quarto do Jobi – O quarto Escuro - Andrés Lieban – 1’06’’ – 2008/2009 (RJ)
Interrogação – Marcio Luis Gatica –4’47’’ – 2007 (SP)
Se Esta Rua... – Sandro Lopes dos Santos – 2’52’’ – 2008 (RJ)
O Dia da Caça – Daniel Boccato – 1’20’’ – 2005 (SP)
Jardim das Cores – Guilherme Reis – 8’ – 2008 (MG)

25 de outubro - Domingo
13h às 20h - Mostra Infantil - Dia Internacional da Animação (DIA)
Local: Saraiva MegaStore Iguatemi
A Saraiva MegaStore Iguatemi exibirá as mostras infantis do DIA, dentro da programação da loja. Censura Livre.

MOSTRA INFANTIL DIA 2008
Leonel Pé-de-Vento - Jair Giacomini - 15' - 2006 (RS)
O Pato - Andres Lieban - 2'10'' - 2003 (RJ)
Tem um Dragão no Meu Baú - Rosaria - 1' - 2005 (RJ)
Lúmen - Wilian Salvador - 4' - 2007 (MG)
Aquarela - Andres Lieban - 5' - 2003 (RJ)
Kone e Dorfe no Mundo das Alcachofras - Paulo Pappera - 2'15'' – 2006 (SP)
Seu Dente e Meu Bico - Marão - 2' - 2006 (SP)
Juro Que Vi: Matinta Pereira - Humberto Avelar 12' - 2006 (RJ)
Laurinha - Thomas Larson - 1'26'' - 2005
A Casa - Andres Lieban - 2'15'' - 2003 (RJ)
Tainá – Kan, A Grande Estrela - Adriana Figueiredo 15'30'' - 2006 (RJ)
A Lenda do Brilho da Lua - Gabriela Dreher - 2'46'' - 2007 (SC)

MOSTRA INFANTIL DIA 2009
Casinha de Cupim – Horácio Baynes Young Jr. – 2’13’’ – 2008 (RJ)
A Bruxinha Lili – Leonardo Copello – 5’43’’ – 2008 (BA)
Sapo Xulé – Bem Me Quer – Paulo José – 2’05’’ – 2007 (SP)
Encontro em Marte – 30 alunos de 1ª e 2ª série (Núcleo Animazul Instituto Marlin Azul) – 2’ – 2008 (ES)
Rose Dollz – Hora do Show – Rodrigo Santos – 3’20’’ – 2008 (SP)
Para Chegar Até a Lua – José Guillermo Landi Hiertz – 10' – 35mm – 2005 (SP)
Como pode viver o peixe – Frata Soares – 2’53’’ – 2008 (RJ)
Calango – Ale Camargo - 8min – 2007
O Quarto do Jobi – O quarto Escuro - Andrés Lieban – 1’06’’ – 2008/2009 (RJ)
Interrogação – Marcio Luis Gatica –4’47’’ – 2007 (SP)
Se Esta Rua... – Sandro Lopes dos Santos – 2’52’’ – 2008 (RJ)
O Dia da Caça – Daniel Boccato – 1’20’’ – 2005 (SP)
Jardim das Cores – Guilherme Reis – 8’ – 2008 (MG)

26 de outubro - Segunda-feira
14h às 15h – Oficina de Flipbooks
Local: Vila das Artes
Ministrada pelo NUCA - Núcleo de Cinema de Animação Casa Amarela Eusélio Oliveira - UFC, a Oficina de Flipbooks mostrará na prática como realizar um flipbook - a forma mais simples e rápida de se obter um trabalho sequencial animado.
Facilitadores: Josimário Façanha e Maxwell Duarte.

15h às 18h – Bate-papo Animado
Local: Vila das Artes
Nesta segunda o Bate-papo Animado traz os animadores Márcio Ramos e Felipe Fox; cada um mostrará os seus trabalhos, técnicas e curiosidades de seus processos criativos.

19h às 21h – Mostra Dia Internacional da Animação 2008
Local: Casa Amarela Eusélio Oliveira
A Mostra do Dia Internacional da Animação de 2008 traz de volta os filmes já exibidos e consagrados ao redor do mundo, tanto da mostra Nacional como da Internacional. Se você perdeu ano passado, não perca a oportunidade de assistir.

MOSTRA DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO 2008
Mostra Nacional:
X Coração – Lisandro Santos – 11'30'' – 2007 (RS)
Atirei o Pau no Gato – Sergio Glenes – 03'33'' – 2007 (RJ)
Rua das Tulipas – Alê Camargo - 15'08'' – 2007 (DF)
Balanço – Jackson Farias Teixeira - 1'49'' – 2006 (MG)
Baloons – Jonas Brandão - 1'22'' – 2007 (SP)
Primogênito Complexo – Tomás Creus e Lavinia Chianelo – 11'30'' – 2007 (RS)
Breathe – Respiro – Adriana Meirelles – 3'40'' – 2008 (SP)
Seu Lobo – Humberto Avelar – 2'53'' – 2007 (RJ)
Monkey Joy – Amir Admoni – 8'15'' – 2008 (SP)
O Trambolho – André Rodrigues – 1'48'' – 2008 (PE)
Tyger – Guilherme Marcondes – 4'30'' – 2006 (SP)
Somos Passageiros... – Jefferson AV – 1'10'' – 2006 (MG)
One – Diego Stoliar – 1' – 2007 (RJ)

Mostra Internacional:
O Turno da Noite Night Shift – Carlos Fernandes (Portugal)
Sem Dúvida Amanhã Tomorrow... Without Doubt – Pedro Brito – 7' – 2006 (Portugal)
Jeden (One) - Mateusz Jarmulski – 4' – 2006 (Polônia)
Matopos – Stephanie Machuret – 12" – 2006 (França)
I Will Make A Sign For You Ya Dam Tebe Znat'' - Alexander Tatarsky, Andrey – 7' – 1996 (Rússia)
Lift 1 – Ya. Freijas, Yevgeny Delussin – 10' – 1989 (Rússia)
Sugar, Cream and Spittle – 6" 40' – 2006 (Coréia do Sul)
Hug - Lee, Sang-Hui – 4" 20' – 2007 (Coréia do Sul)
One Bite - Claire Almon – 1' – EUA
Within Reach - Wes Parham – 2' – EUA

27 de outubro - Terça-feira
14h às 15h – Oficina de Flipbooks
Local: Vila das Artes
Ministrada pelo NUCA - Núcleo de Cinema de Animação Casa Amarela Eusélio Oliveira - UFC, a Oficina de Flipbooks mostrará na prática como realizar um flipbook - a forma mais simples e rápida de se obter um trabalho sequencial animado.
Facilitadores: Josimário Façanha e Maxwell Duarte.

15h às 18h – Bate-papo Animado
Local: Vila das Artes
O Bate-papo Animado da terça conta com os animadores J. Cambé e Júlia Manta; cada um mostrará os seus trabalhos, técnicas e curiosidades de seus processos criativos.

19h às 21h – Mostra Programadora Brasil - Núcleo de Animação do CTAv
Local: Casa Amarela Eusélio Oliveira
A animação brasileira fala hoje de igual para igual com os principais centros produtores do mundo. Tanto é assim que vários animadores brasileiros trabalham em grandes centros e estúdios pelo mundo e longas e curtas nacionais têm constante presença em festivais internacionais. Esta coletânea de curtas realizados na década de 1980 ajuda a traçar um desenho histórico do começo efetivo deste processo. Realizados a partir de um acordo entre a extinta Embrafilme e o National Film Board do Canadá - acordo que levou à criação do Centro Técnico Audiovisual (CTAv) -, são trabalhos de uma série de realizadores que se tornariam capitais no desenvolvimento posterior da animação no Brasil. São desenhos de técnica simples, mas de grande potencial poético e lúdico. Após a exibição, Telmo Carvalho e José Rodrigues Neto, que integraram esta seleta turma, falarão da sua experiência neste projeto pioneiro e de como realizaram os seus filmes.
Censura 10 anos.
Em nome da lei Rodrigo Guimarães , RJ, 1986
Evoluz José Rodrigues Neto , RJ, 1986
Informística César Coelho , RJ, 1986
Instinto animal Léa Zagury , RJ, 1986
Noturno Aída Queiroz , RJ, 1986
O Músico e o cavalo Telmo Carvalho , RJ, 1986
Presepe Patrícia Alves Dias , RJ, 1986
Quando os morcegos se calam Fábio Lignini , RJ, 1986
Tem boi no trilho Marcos Magalhães , RJ, 1986
Viagem de ônibus Daniel Schorr , RJ, 1986

28 de outubro - Quarta-feira
15h às 18h
– Bate-papo Animado (à confirmar)
Local: Vila das Artes

19h às 21h30 – MOSTRA OFICIAL DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO 2009
Local: Casa Amarela Eusélio Oliveira
O Dia Internacional da Animação de 2009 traz as tradicionais mostras Nacional e Internacional, com uma criteriosa seleção dos trabalhos animados mais representativos da animação mundial. Imperdível. Censura 16 anos.

Mostra Nacional:

A Princesa e o Violinista – Guto Bozzetti –10’30’’ – 2008 (RS)
Sinopse: Trata-se de uma fábula sobre o surgimento da tristeza. Pelos olhos de uma menina, descobrimos uma bela história, enquanto ela tenta entender o que sua mãe está sentindo.

Queda Livre – Marcelo Vidal/Renan de Moraes – 1’10’’ – 2009 (RJ)
Sinopse: Terror e pânico. Plínio um desengonçado Quati, salta de pára-quedas em uma frenética queda livre.

Papercut – Pedro Eboli – 4’13’’ – 2008 (SP)
Sinopse: A vida no escritório pode acabar com você. Ainda mais quando um pequeno corte de papel transforma a vida do nosso herói numa caçada surreal. Agora, é todo o escritório contra um, numa luta pela vida e por sua própria identidade. Uma animação de humor e realismo fantástico feita por alguém que nunca agüentou a vida num cubículo.

O Jumento Santo e a cidade que se acabou antes de começar – William Paiva e Leo D. - 11min – 2007 (PE)
Sinopse: Quando Deus resolve criar o mundo, as coisas acabam não saindo como planejado. O sertão nunca mais será o mesmo, depois que o jumento Limoeiro vem a terra pra dar um jeito na humanidade, que depois de sucumbir à tentação do capeta, acaba botando o mundo em desordem.

O Quarto do Jobi – Boca Aberta - Andrés Lieban – 1’06’’ – 2008/2009 – (RJ)
Sinopse: Como qualquer criança de sua idade, Jobi adora chegar em casa e fechar a porta do seu quarto. Afinal, qual é o menino de 9 anos que não curte esse primeiro gostinho de privacidade? O que descobrirmos ao espiar Jobi é que, dentro do quarto, ele e seu melhor amigo o sapo Oscar, encontram um atalho para o mundo.

Silêncio e Sombras – Murilo Hauser – 8’33’’ – 2008 (PR)
Sinopse: Quem cavalga tão tarde pela noite e pelo vento?

O Anão que virou Gigante – Marão – 10’ – 2008 (RJ)
Sinopse: A improvável – todavia autêntica – história do anão que virou gigante.

Linhas e Espirais – Diego Akel – 2’16’’ – 2009 (CE)
Sinopse: Sentimentos e expressões misturam-se numa harmonia conflitante, em forma de pintura animada.

Dossiê Rê Bordosa - César Cabral – 16’ – 2008 (SP)
Sinopse: Fama? Ego Inflado? Espírito de Porco? Quais os reais motivos que levaram Angeli a matar Rê Bordosa, sua mais famosa criação? Este documentário em animação stop motion investiga este vil crime.

Mostra Estrangeira:

Animal Instinct – Cameron Edser, Michael Richards – 4’07’’ – 2007 (Austrália)
Sinopse: a batalha entre uma vaca e uma ovelha pela supremacia do pátio da fazenda, nesta embalada comédia de ação de proporções épicas.

Multfilm – Andrei Bakhurin – 03’32’’ – 2007 (Rússia)
Sinopse: um flashmob em que os animadores de dezoito anos tomam conta. A música é escrita e executada por The Opa Novy God Band. A animação se tornou apreciada por nativos e pelo público estrangeiro.

História Trágica com final feliz – Regina Pessoa – 7’46’’ – 2005 (Portugal)
Sinopse: algumas pessoas são diferentes. Tudo o que elas desejam é ser como as outras, deliciosamente misturadas com a multidão. Há pessoas gastando o resto de suas vidas lutandoThere are people spending the rest of their lives fighting to realizar este desejo, negando ou escondendo suas diferenças. Algumas outras assumem isso, alcançando o seu lugar perto dos outros… Nos seus corações…

Global Warming – Sheldon Lieberman, Igor Coric / Bigfish.TV – 1’52’’ – 2007 (Austrália)
Sinopse: eu não acredito em aquecimento global, venha e cante comigo, Oooooo!! Sr. Pipik não está convencido.

História de um Caramelo – Pedro Mota Teixeira – 10’ – 2007 (Portugal)
Sinopse: baseado na história de Rita Serra, chamada “O Caramelo”. A triste vida de um caramelo que mora em um posto de gasolina abandonado, no meio de Alentejo, nos anos sessenta.

E2-E4 – Eduard Sidoruk – 1’59’’ – 2007 (Rússia)
Sinopse: um filme filosófico sobre a guerra e jogar xadrez de verdade, com pessoas reais. O tema não é novo, porém, um filme, sendo um local muito peculiar de trabalho, atrai a atenção do espectador e dá uma dupla impressão.

The 13th Round – Lee Yun-Seok – 9’04’’ – 2007 (Coréia do Sul)
Sinopse: o ex-pugilista Wang Jo-Jin mudou de campo para a luta final de boxe porque não pode mais chamar a atenção do público. Mas Jo-Jin Wang não pode ajustar às regras do Ultimate Fighting, porque ele se acostumou com as regras de boxe. Ele continua permitindo que o adversário possa atacá-lo. Enquanto ele está sendo atacado pelo adversário, ele enfrenta o seu próprio sentimento amargo de que deveria ajustar-se às novas regras para viver.

The Shoemaker in Heaven», a fairy-tale Animation – Andrei Bakhurin – 1’20’’ – 2008 (Rússia)
Sinopse: contos de fadas folclóricos da Rússia contados por Andrei Bakhurin, um animador de São Petersburgo. A série "Agora escute" se à apreciação da família.

Selva – Artur Merkulov – 5’18’’ – 2007 (Rússia)
Sinopse: o espectador é convidado a uma viagem com uma câmera panorâmica sobre um quadro vivo da natureza humana. "Selva" é uma oportunidade de passar pelo nascimento, pela morte e pela ressurreição em apenas cinco minutos.

Poles Apart – Paul Lalo, Xue Sen Wong, Steven Smith – 6’30’’ – 2007 (Austrália)
Sinopse: um panda se esforça para adaptar-se a uma sociedade de ursos polares.

Eye to Eye – Jimmy Andrews – 2’45’’ – 2007 (EUA)
Sinopse: quando os olhares se cruzam, tudo pode acontecer.

Mais informações sobre o DIA - Dia Internacional da Animação
http://www.diadanimacao.com.br/

Dúvidas e informações:
Diego Akel
(produção SEMANA DA ANIMAÇÃO e coordenador local DIA): (85) 9924 0307 cineakel@gmail.com
Telmo Carvalho (produção SEMANA DA ANIMAÇÃO): (85) 8663 0473 telmocarvalho@bol.com.br

Vinheta do MUMIA

A vinheta do 7 MUMIA foi feita a partir do filme: Em busca da cor de Telmo Carvalho, com ruidos e musica de O Anão que virou gigante de Marão. Ambos em exibição.

Para assistir a vinheta e acompanhar a Mostra: http://www.mostramumia.blogspot.com/

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

ANIMANIA - No Ceará tem Animação

Zeca traz uma rede prá Seth de sua viajem ao Ceará e Seth só quer saber de descansar.

Zeca fala Via Web, com Diego Akel, animador da nova geração cearense e ele mostra seus filmes "Faróis", "Golpe Postal" e "Linhas e espirais".

No Catavento, o Seminário Internacional de Animação que aconteceu em Fortaleza, reunindo a nata da animação para discutir assuntos da classe e exibição do filme "Ballons" de Jonas Brandão que participou da mostra nacional do evento.


O animador Telmo Carvalho aparece prá falar das técnicas usadas em seu filme "Campo Branco", feito à partir de uma música de Elomar.

A àgua do Estúdio acaba e Seth reza a Padre Cícero prá fazer chover e acabar com a seca...será que sua reza é forte o bastante?

O programa vai ao ar dia 19 de outubro, segunda feira, as 19 horas, na TVE Brasil.

Mais fotos de Telmo Carvalho no Estúdio do ANIMANIA em http://www.flickr.com/photos/animacaonuca

domingo, 11 de outubro de 2009

Animação Cearense selecionada em edital do MINC!

O projeto "Urso Despolar", da autoria de Maxwell Duarte, animador do NUCA, foi selecionado para receber o apoio do Edital Curta de Animação Ambiental do MINC.

A animação dele foi a única do nordeste a receber o apoio!

PARABÉNS MAXWELL!

Para quem quiser conferir a lista completa acesse o link http://www.cultura. gov.br/site/ wp-content/ uploads/2009/ 10/projetos- selecionados- curta-animacao- ambiental11. pdf

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Animação na TV Diário no Sábado!

Exibição: 10/10/2009 às 22:30h
Convidado:
Diego Akel – animador, membro da Ass. Cearense de Cinema de Animação e do NUCA – Nucleo de Animação da Casa Amarela
Especial Cinema de Aminação

O mês do dia das crianças é também mês do cinema de animação! E uma grande festa esta programada em mais de 300 cidades brasileiras, incluindo Fortaleza e em vários países! O Cine Nordeste entrou no clima da animação e preparou um programa com uma seleção diversificada em técnicas e temáticas para mostrar que no Ceará também tem cinema de animação de qualidade. O programa enfoca também os novos editais lançados pelo governo federal e estadual específicos para esta área, um sinal da valorização que este cinema tem conquistado!

Os filmes selecionados são:

MUIRAQUITÃ de Jeane Ramos.

O TEMPO TODO é uma obra coletiva de Hemetério, Telmo Carvalho e Marcos Albuquerque.

O SOM DA FLORESTA Desenho animado produzido por 10 crianças de escolas públicas de Fortaleza, através do Projeto Cine Coelce.

UMA ODISSÉIA NO SERTÃO de Josimário Façanha.

VIDA MARIA de Marcio Ramos.

GUERRA DOS BÁRBAROS de Júlia Manta.

CAMPO BRANCO de Telmo Carvalho.

LINHAS E ESPIRAIS de Diego Akel

Para saber mais http://verdesmares.globo.com/tvdiario//