.status-msg-wrap, .status-msg-body, .status-msg-border, .status-msg-bg, .status-msg-hidden { display: none;}

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Uma breve história



Neste ano de 2009, o Núcleo se reestruturou com novos equipamentos, com novas salas e com uma nova equipe. A Casa Amarela Eusélio Oliveira – UFC está sendo reformada e Telmo Carvalho foi convidado a retornar e continuar com a missão do Núcleo de Cinema de Animação do Ceará. Com a reestruturação, um novo nome foi criado: Núcleo de Cinema de Animação Casa Amarela Eusélio Oliveira – UFC. O principal trabalho desenvolvido hoje é em parceria com a FUNCAP - Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico e a SEARA da Ciência da UFC na pesquisa de softwares livres para a animação e na produção de conteúdo pedagógico e científico. Além de continuar com suas oficinas para a formação de novos profissionais e artistas.
Fazem parte da equipe do NUCA: Telmo Carvalho, Mariana Medina, Josimário Façanha.

7 comentários:

  1. Existe um equívoco imenso que deve ser evitado a todo custo: o NACE não se transformou em NUCA. Houve um desmembramento e hoje o NACE tem sede própria e funciona nas instalações do SESC Luis Severiano Ribeiro, mais conhecido como Cine São Luis da Praça do Ferreira, onde continua suas atividades com um portfólio extenso e muitos anos de atuação no mercado cearense. O Núcleo de Animação do Ceará continua ativo e deve, antes de tudo, ser respeitado pelo esforço que seus profissionais vem fazendo para manter um trabalho de referência no estado.

    ResponderExcluir
  2. O que vale mais: um nome ou uma história?
    Infelizmente, o equívoco está em achar que um mesmo nome carrega esta história.
    O Núcleo de Cinema de Animação do Ceará, implantado no Estado em 1986, após uma oficina no CTAV com convênio entre Embrafilme e National Film Board, pelos animadores Telmo Carvalho e Zé Rodrigues, é o Núcleo que estamos nos referindo. Este Núcleo foi acordado entre a SECULT e UFC para funcionar na Casa Amarela Eusélio Oliveira em 1993 e onde permanece até hoje com um novo nome.
    O NACE foi um nome criado pelo Zé Rodrigues, um dos pioneiros do cinema de animação do Ceará. Infelizmente, este nome não foi registrado. E, em 2008 foi pedido pelo Ricardo Julliani para usá-lo, o que foi acordado entre Telmo Carvalho (um dos fundadores do núcleo), Wolney Oliveira (diretor da Casa Amarela) e o próprio Ricardo.
    Que fique bem claro: O nome foi autorizado, mas, como passar uma história?
    Quem conhece o nosso trabalho sabe, não temos a pretensão de desrespeitar ninguém. Pelo contrário, assim que Telmo Carvalho retornou a Fortaleza, conseguiu reunir muitos animadores, está ajudando na criação da Associação Cearense de Cinema de Animação (ACCA) e é um dos responsáveis pelo Seminário Internacional de animação e pela Mostra Ibero Americana que acontecerá junto ao 19º Cine Ceará. O que contribui e fortalece a todos profissionais e artistas cearenses.

    Se houver alguma dúvida, os registros contam esta história.

    ResponderExcluir
  3. Vale acrescentar que o espaço disponibilizado na Casa Amarela Euselio Oliveira sempre democrático , para o desenvolvimento cultural
    dos frequentadores , dando espaço para evolução.
    Do qual não foi absorvido por Ricardo Juliane

    ResponderExcluir
  4. Tão democrático que estão querendo negar e distorcer uma história de luta e dedicação de vários profissinais reconhecidos no estado.

    ResponderExcluir
  5. Como as informações estão no blog e acho errado apagar as mensagens, pois prezamos a liberdade de expressão segue a nossa versão dos fatos:
    Não estamos negando, nem distorcendo, nem desmerecendo os profissionais envolvidos. A confusão gerada é por causa de um nome, uma sigla – NACE. O que colocamos aqui, e esta registrada em livros, documentos e filmes, é que o Núcleo criado em 1986 no Ceará e depois implantado na Casa Amarela Eusélio Oliveira em 1993, em acordo com a SECULT e UFC, continua nas instalações da Casa Amarela Eusélio Oliveira/ UFC, só que com um novo nome.
    Você Ricardo faz parte desta história sim. Não negamos isso. Você contribuiu sim pela continuidade deste núcleo na Casa Amarela. Sabemos disso! Está registrado isso. Não temos dúvida e reconhecemos o seu trabalho. Você implantou o NACE no SESC CE em 2008, você deve contar esta história e não do acordo Brasil e Canadá e dizer que os filmes que foram produzidos no Núcleo na Casa Amarela (Campo Branco, Trem Caipira, O Nordestino e o toque de sua lamparina, etc.) fazem parte de seu acervo. O Núcleo na Casa Amarela, depois que você saiu e levou o nome, continuou funcionando, não foi desativado. Não queremos confusão, você fala em respeito pelos profissionais, não estamos desrespeitando ninguém. Qualquer dúvida nos procure, pois eu acho que as pessoas que querem informações sobre animação e procuram este blog, não querem ler, nem saber sobre isso. Estamos à disposição para todos os esclarecimentos. Abs.

    ResponderExcluir
  6. טוב תודה לך נושא יותר נפלא

    ResponderExcluir
  7. Membros do NUCA e participantes de sua história,
    Acho importante postar em alguma área deste blog a história a partir de documentos, videos etc.. De fato não há importância 'alguma' em quem é que faz melhor ou quem detem a história em fatos (e tenho minha contribuição nela vendo-a de perto e participando de parte dela) e sim, o que se tem a oferecer à comunidade com qualidade aquilo que se propôe a oferecer e saber que qto mais forem as oportunidades, mais valor ao trabalho e mais pessoas interessadas. É a comunidade e o desenvolvimento dela que deve ser importante. Vejo isso funcionar nos olhos de quem se importa com isso.

    ResponderExcluir