Na primeira mesa do seminário, no sábado pela manhã, os animadores Márcio Ramos e Silvio Toledo debateram diversos pontos do cinema de animação local e nacional, sob a mediação de Diego Akel, também realizador e animador. A discussão foi bastante ampla, abordando desde a produção e necessidade de mais editais específicos de incentivo até a distribuição dos filmes. Podemos dizer que esta foi a "mesa dos animadores". O seminário teve como apresentador Sávio Leite (foto acima), diretor da Mostra MUMIA.
Sílvio pontuou diversas vezes a necessidade de se reunir os profissionais e entusiastas do cinema de animação do nordeste, com a criação de associações e representações que possam ter voz em âmbito nacional, trazendo ao país inteiro as necessidades da região neste setor. Ele também comentou sobre a atual situação do cinema de animação na Paraíba.
Na discussão sobre distribuição e exibição Márcio Ramos pontuou o fenômeno YouTube. Márcio analisou os dois lados da moeda, considerando o acesso instantâneo a qualquer vídeo ora bom ora ruim, pois, segundo ele, ao mesmo tempo que um trabalho tem alcance mundial, seu potencial é rapidamente diluído frente à farta opção de vídeos oferecidos, tornando o usuário um espectador ávido por novidades, independente da qualidade. Márcio também comentou sobre a criação da ACCA (Associação Cearense de Cinema de Animação) e respondeu algumas perguntas do público a este respeito.
Ao fim do debate o apresentador Sávio Leite sorteou DVD's de realizadores de animação locais.
Para mais fotos, acesse o flickr do NUCA :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário