.status-msg-wrap, .status-msg-body, .status-msg-border, .status-msg-bg, .status-msg-hidden { display: none;}

domingo, 25 de outubro de 2009

Semana da Animação - 23/out


Foto de Alana Linhares
No segundo dia de evento, Marcos Zartur e Diego José marcaram presença no Bate-Papo Animado, que transcorreu de forma muito descontraída. Animadores de grande talento e repletos de ideias, ambos discorreram com grande destreza ao mostrar suas carreiras para a plateia.



Imagem do filme "Corra, Rola, Corra"
Diego José abriu o bate-papo mostrando o começo de sua carreira profissional, no estúdio Lunart. Desta época vem o curta "Corra, Rola, Corra", no qual Diego fez toda a animação. Depois disso, o animador contou que foi convidado para trabalhar em Porto Alegre, no estúdio Otto Desenhos Animados, onde deu-se a transição do seu trabalho realizado todo em mesa de luz tradicional para o criado direto no computador. Hoje Diego trabalha em Fortaleza, utilizando o software de animação Mirage Studio e envia via internet seu trabalho para a equipe do filme Fuga em Ré Menor para Kraunus e Pletskaya, novo longa metragem de Otto Guerra. O animador mostrou como está trabalhando neste projeto, e a agilidade que as tecnologias digitais oferecem aos animadores.

Diego mostrou tranquilidade e domínio da técnica de animação 2D aplicada ao computador, mostrando que embora as ferramentas mudem, o trabalho do animador continua o mesmo: dar vida às suas imagens. Diego falou ainda de suas influências e dos trabalhos paralelos que faz, como a criação da sua própria revista de quadrinhos, um projeto pessoal que segue em paralelo ao trabalho de animador. Segundo Diego, as duas áreas mantêm um constante diálogo, e uma sempre influencia a outra no seu trabalho, embora sejam formas diferentes de expressão artística.


Zartur iniciou sua fala em seguida, e sua costumeira irreverência trouxe muita espotaneidade à sua apresentação. Mostrando o começo de sua carreira, ele contou como começou a realizar filmes enquanto ainda cursava Engenharia Civil. Após a exibições de alguns destes trabalhos, e ao se ver a construção das cenas, os planos utilizados e a montagem precisa o público percebeu que desde o princípio o animador já dominava a técnica cinematográfica. Daí Zartur contou que em pouco tempo se viu animando, e logo mais desembarcaria no Canadá, onde passou alguns meses em uma escola de animação, numa turma com alunos do mundo inteiro. Lá realizou diversos curtas e exercícios, onde aprendeu muito da técnica de animação 3D digital na qual trabalha hoje.


O animador detalhou todo o processo de criação dos curtas de animação que fez, e hoje está envolvido em um projeto pessoal, onde tem a colaboração de colegas de várias partes do planeta.



Foto de Alana Linhares
Os animadores interagiram mutuamente em suas apresentações, cada um conhecendo mais e descobrindo o trabalho do outro, e motivaram muitas perguntas e colocações do público. O bate-papo se transformou rapidamente numa aula de animação.

Foto de Alana Linhares

Foto de Alana Linhares


Abaixo assista trechos do bate-papo em vídeo. Gravação e disponibilização on-line por Carolinne Vieira.






Diego Akel, Marcos Zartur, Diego José e Raphael Quetelle (foto de Alana Linhares)


Na próxima postagem, veremos como foi Bate-Papo de Diego Akel na Gibiteca Municipal de Fortaleza, além da Mostra Infantil na Saraiva MegaStore Iguatemi.

3 comentários:

  1. Pessoal, o bate-papo animado foi realmente muito interessante. Aprendi bastante e já fui atrás de uma boa dica dos animadores, o livro "The Animator's Survival Kit", de Richard Williams. Pelo que vi rapidamente, o livro é excelente e essencial. Para quem curte quadrinhos, interessantes também são os livros do Scott McCloud. Vou dar uma olhada nesses também.

    Um abraço a todos! Até mais!

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, conheço o zartu, o cara de fato manda muito bom. O bate papo deve ter sido muito bom... Uma pena não ter conseguido ir.

    Esse evento cada ano fica melhor.

    Parabéns Akel!

    ResponderExcluir
  3. Olá Raphael e Sérgio Henrique!

    Sim, o bate-papo foi ótimo, com dois profissionais que com certeza darão cada vez mais o que falar.

    Raphael, essas são ótimas referências para o seu estudo. Sinta-se por sinal também à vontade para visitar o NUCA e conhecer mais de perto os processos de animação :)

    A coordenação e a produção da Semana da Animação agradecem o apoio de vocês, e vamos em frente que o evento tem ainda muito mais!

    Grande abraço.

    ResponderExcluir