.status-msg-wrap, .status-msg-body, .status-msg-border, .status-msg-bg, .status-msg-hidden { display: none;}

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Semana da Animação - 24 e 25/out



Foto de Alana Linhares

Na manhã do sábado, 24 de outubro, o animador e realizador Diego Akel realizou o Bate-Papo Animado na Gibiteca Municipal de Fortaleza. Falando para um público composto de ilustradores, designers, realizadores, quadrinistas e pesquisadores da área, Akel abordou o cinema de animação experimental, sua área de atuação.


Foto de Denis Akel


O animador realizou na primeira parte da sua fala um apanhado de filmes-chave da animação experimental. Começando por títulos dos primórdios, foram exibidos trabalhos de Emile Cohl e Oskar Fischinger, chegando ao clássico Begone Dull Care, do mestre Norman McLaren, o qual Akel reconheceu ter lhe influenciado profundamente. 



Foto de Alana Linhares

Outros filmes, como o minimalista Lines Horizontal, de McLaren, The Bead Game, de Ishu Patel e Walking, de Ryan Larkin, foram exibidos, mostrando um pouco do leque de possibilidades que da animação experimental. O último exibido foi o impressionante Milk of Amnesia, de Jeff Scher. Todo o conteúdo mostrado foi comentado por Akel, que apresentou cada um e falou um pouco dos processos de produção e sobre os realizadores. Segundo ele ainda, essas são suas referências pessoais, as quais revê constantemente e continuam lhe inspirando.




Fotos de Alana Linhares

Na segunda parte do bate-papo, Akel mostrou os seus filmes de animação experimental, que realiza desde 2006. Diversos trabalhos foram exibidos, entre eles Epiléptico-Mídia, Neuro TV e a vinheta da Oficina de Cinema de Animação Experimental. Segundo o animador, este último marcou o início da simplificação da sua linguagem visual, e os trabalhos subsequentes ficaram ainda mais estilizados e reduzidos à sua essência.



Foto de Alana Linhares

Na parte final do bate-papo, Akel se deteve nos seus últimos trabalhos, Golpe Postal e Linhas e Espirais. O primeiro foi realizado com o seu irmão, Denis Akel, que criou formas em origami que em seguida foram animadas digitalmente. Já Linhas faz parte do último degrau de pesquisa do animador, que utilizou a técnica da pintura-no-tempo para conceber este trabalho, que consiste em realizar sucessivas modificações numa mesma imagem, criando assim, segundo ele, "uma pintura que se pinta". Linhas e Espirais inclusive integra a Mostra Nacional do Dia Internacional da Animação, a ser exibida dia 28 de outubro, na programação da Semana da Animação.



Foto de Alana Linhares



Imagem do filme "Golpe Postal"


Responsável pelo encontro e pelo convite, o artista visual Paulo Amoreira registrou o encontro - a conversa foi gravada e retransmitida ao vivo pela internet. O bate-papo na íntegra pode ser visualizado aqui .


Durante o fim de semana de 24 e 25 de outubro pôde ser conferido na Saraiva MegaStore Iguatemi a exibição dos filmes da Mostra Infantil do Dia Internacional da Animação, dentro do espaço Saraiva Kids.








Na próxima postagem falaremos dos animadores Márcio Ramos e Daniel Lima, que apresentarão seus trabalhos no Bate-Papo Animado, na Vila das Artes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário