.status-msg-wrap, .status-msg-body, .status-msg-border, .status-msg-bg, .status-msg-hidden { display: none;}

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Semana da Animação - 22/out: Super Ceará!

E a abertura da Semana da Animação foi um sucesso!! Animadores, entusiastas e um grande e interessado público lotaram o auditório da Vila das Artes. A grande atração da abertura foi a mostra "Super Ceará", produzida pelo NUCA, e que se seguiu de um bate-papo bem animado.

Diego Akel (coordenador da Semana da Animação e coordenador local do Dia Internacional da Animação) abriu o evento dando as boas vindas ao público e ressaltando que a iniciativa só está sendo possível graças a seus parceiros e apoiadores, que acreditaram na proposta, entre eles o NUCA, que está produzindo a Semana. Logo após, Telmo Carvalho, coordenador do NUCA falou, apresentando a mostra "Super Ceará" e destacando a importância dos filmes que seriam apresentados. Todos rodados em meados dos anos 70, em Super-8, eles são resultado do trabalho árduo dos primeiros realizadores cearenses a criar obras animadas. Vários desses filmes tinham sido dados como perdidos, mas foram encontrados e preparados para serem exibidos com exclusividade na Semana da Animação.

Para a projeção destes valiosos materiais, destacamos o trabalho de dois profissionais, sem os quais esta mostra teria sido inviável: Arlindo Barreto, que disponibilizou seus projetores Super-8 (em perfeito estado de conservação) para a exibição dos materiais originais, e Petrus Cariry, que telecinou (transferiu de película para vídeo) alguns materiais para DVD. A qualidade da projeção em ambos os formatos ficou impecável.

O público assistiu impressionado aos curtas. Os realizadores Firmino Holanda, Tiano Saraiva, José Rodrigues Neto e Leontino Eugênio realizaram trabalhos de elevado padrão técnico e apurado estilo, que tiravam palmas da platéia a cada um que era exibido. Os filmes "Na pele" de Firmino Holanda e "Enquadrado" de Leontino Eugênio, foi feito no processo direto na película em Super-8, e a fantástica música foi realizada pelos próprios animadores. Os dois filmes de Tiano Saraiva foram exibidos em seus formatos originais, ou seja, em Super-8.

Após as exibições, José Rodrigues Neto foi convidado a falar um pouco sobre os seus trabalhos apresentados. Ele descreveu a forma artesanal como construia os seus filmes, nos idos dos anos 70, e mostrou como ideias simples podem criar trabalhos magníficos. Zé Rodrigues ainda destacou o uso do computador nos filmes animados atuais, valorizando este processo, mas unicamente como uma boa ferramenta. Ele contou ainda que voltou a realizar animação, utilizando programas como AutoCad e 3D Studio Max, e que já está com inúmeras cenas prontas de um novo trabalho. O público demonstrou extrema simpatia ao ouvir as suas histórias, suas ideias e a sua visão sobre a arte e sobre a vida. Ao fim de sua fala, o veterano animador foi longa e calorosamente aplaudido.

Imagem do filme em 3D de José Rodrigues Neto

Ao fim da exibição, todos desceram para um animado coquetel em comemoração à abertura da Semana. Na próxima postagem mostraremos o Bate-Papo Animado da sexta, estrelando Marcos Zartur e Diego José! :)


Fotos em http://www.flickr.com/photos/animacaonuca

4 comentários:

  1. Olá, meu nome é Raphael Quetelle, tenho 26 anos e sou fanático por cinema de animação. Foi uma pena eu não ter podido participar da abertura da Semana da Animação. Porém, tive o prazer de participar do bate-papo animado e aprendi bastante com a experiência dos animadores Marcos Zartur e Diego José. Espero poder participar da maior parte dos eventos desta Semana! Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Telmo.. pelo excelente trabalho que vem realizando no NUCA...
    Sucesso sempre...

    Abraços
    Cacinho

    ResponderExcluir
  3. Olá Raphael,

    Que bom que gostou do bate papo. A idéia é essa: apresentar nossos profissionais e nossas experiências para o público que gosta ou quer aprender animação!
    Quando quiser nos visitar, será bem vindo!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  4. Oi Cacinho!

    agradeço sua força!
    Sucesso também no seu belíssimo trabalho com o cinema de animação aí em Minas!

    Abração!!!
    Telmo

    ResponderExcluir