.status-msg-wrap, .status-msg-body, .status-msg-border, .status-msg-bg, .status-msg-hidden { display: none;}

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

SEMINÁRIO - Mesa 5: A Animação e a Educação em Cinema

     A última mesa do seminário, que aconteceu na segunda-feira pela manhã, foi a que teve mais debatedores: Wilson Lazaretti (Núcleo de Animação de Campinas), Abi Feijó e Regina Pessoa (Ciclope Filmes, Portugal) e Juan Padrón (animador e diretor, Cuba), com a mediação de Elisabete Bullara (CINEDUC). A conversa foi bastante rica e extensa.



     Na sua fala, Wilson Lazaretti contou suas experiências em oficinas e cursos de animação ministrados pelo Brasil. Apesar das muitas dificuldades enfrentadas, contou ele, o resultado sempre compensa e se mostra nos muitos curtas produzidos pelos alunos, alguns exibidos por ele no seminário. Wilson ainda emocionou a todos na platéia ao apresentar trechos do seu longa-metragem em desenvolvimento, "História antes da História".


     Regina Pessoa mostrou todo o processo de criação de seu filme "História trágica com final feliz". Ela pontou exibindo toda a realização do processo junto à equipe do estúdio francês que co-produziu o filme, mostrando e exemplificando um trabalho feito em colaboração mútua entre estúdios de diversos países.


     Abi Feijó trouxe toda a sua experiência em projetos e ações pela melhora da didática em escolas e cursos, mostrando um material digital que ensina os princípios básicos a professores e educadores, a fim de melhorar o aproveitamento de suas aulas, utilizando os recursos audiovisuais do cinema de animação. Abi mostrou também uma caixa criada pelo seu estúdio, repleta de produtos relacionados ao mundo da animação (flipbooks, zootrópios, livros, DVD's) que, realizada em cima do universo do filme de Regina Pessoa, mostra e explica passo a passo a arte da animação. "É, enfim, um marketing um pouco mais inteligente", disse Abi. Todo o público ficou impressionado.


     Juan Padrón falou um pouco de sua experiência como animador e diretor de animação em Cuba, contando algumas dificuldades de se produzir sob o regime do país e sob a pressão dos produtores. Ele também contou que a maioria de seus animadores, ao terminarem o filme eram imediatamente contratados por outros países, ficando ele sem mão de obra para o próximo projeto. Os animadores assistentes eram então promovidos ao posto de animadores-chefe, o que trazia dificuldades à produção mas, como contou ele, eram sempre resolvidas com criatividade e inovação.


     Ao fim do debate ocorreu o clássico sorteio de DVD's de realizadores locais, pelo apresentador Sávio Leite, agora acrescido de alguns flip-books do filme de Regina Pessoa e de DVD's do Animania, cedidos pela produção do programa e DVD's com os trabalhos dos alunos de oficinas do Núcleo de Animação de Campinas, trazidos por Wilson Lazaretti. A última surpresa veio de Abi Feijó, que anunciou a doação para o NUCA da "caixa animada" anteriormente apresentada. A caixa foi recebida com enorme satisfação por Telmo Carvalho, diretor do NUCA.


     O Seminário então se encerra com muitos aplausos do público, que acompanhou fielmente os três dias do evento. Tanto organizadores quanto público ficaram extremamente felizes com o resultado e já é aguardada a edição de 2010.

     Para visualizar todas as fotos do evento, acesse o flickr do NUCA :)

SEMINÁRIO - Mesa 4: Animação Adulta X Animação Infantil: qual a fronteira?

     Com a mediação de Luciana Druzina (diretora do festival Granimado e produtora), o segundo debate do domingo ocorreu entre Quiá Rodrigues (animador, realizador e diretor do programa Animania) e Patrícia Alves Dias (produtora da Multirio).



   Quiá Rodrigues trouxe um pouco de sua vivência enquanto animador e diretor do programa Animania, da TV Brasil; ele comentou como é criar um programa neutro para se adequar ao horário livre na TV. Também relembrou desenhos animados do passado, no quais cenas e atos ditos hoje violentos não eram censurados ou proibidos. Nesse momento iniciou-se uma discussão sobre o universo criado de uma série animada, qual a sua relação com o real e até que ponto isso influencia as histórias.


     Patrícia analisou diversas vezes o impacto de séries e filmes animados nas crianças, levando em conta a faixa etária. Ela reforçou que deve-se preocupar com todos os produtos direcionados ao público infantil, pois adaptações inadequadas podem confundir e impressionar negativamente a mente da criança, que ainda não tem a vivência de um adulto. Patrícia ainda exibiu diversos trechos da série Juro que vi, da qual é produtora.


     DVD's de realizadores locais, mais uma vez, foram sorteados ao fim pelo apresentador Sávio Leite.

     No flickr do NUCA, mais fotos do seminário :)

SEMINÁRIO - Mesa 3 - Projeto Proanimação (formação, exibição, produção e pesquisa)

     Adilson Ruiz, representante da Secretaria do Audiovisual e o realizador Arnaldo Galvão apresentaram o projeto Proanimação, na segunda mesa de domingo. Sob a mediação da presidente da ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação) Marta Machado, foram apresentadas as diretrizes e detalhes deste projeto inédito.


     Inicialmente Adilson Ruiz mostrou todo o projeto, suas características, pontos de atuação e abrangência. O público tomou conhecimento que o projeto segue de fato como uma continuação de iniciativas já existentes do governo, como o AnimaTV e o Curtas de Animação Ambiental, englobando então estes.


     Arnaldo Galvão contou sua experiência como realizador convidado para fazer parte da equipe que concebeu o Proanima. Ele comentou como o projeto foi pensado de forma a atender à demanda de produção que se forma no país, e do impacto que esse projeto progressivamente vai gerar no cenário de animação brasileiro.


     Para ilustrar melhor esta mesa contamos com três vídeos feitos durante o seminário, cortesia do canal MPETV do YouTube, que cobriu o evento:







   Sávio Leite, que apresentou o seminário, realizou o sorteio, mais uma vez, de DVD's de animação de autores locais.

     Acesse o flickr do NUCA para mais fotos :)

SEMINÁRIO - Mesa 2: Formação e Publicações sobre animação no Brasil

     A segunda mesa do sábado foi bastante abrangente. Com a mediação do veterano professor Silas de Paula, foram discutidas diversas vertentes do tema.



     Sérgio Nesteriuk iniciou fazendo um breve porém completo panorama da história do cinema de animação no Brasil, citando datas e nomes que marcaram - e marcam - a nossa história. Citou ainda aquele que é considerado o "caminho das pedras" dos novos realizadores de cinema de animação, que é o caminho dos festivais e editais de incentivo, para realizarem seus trabalhos. Isso ocasionou uma grande identificação da platéia, pois muitos realizadores presentes no seminário de fato seguem este caminho.


     Diego Stoliar falou de sua experiência nos blogs que escreve e administra, ressaltando o poder da internet como ferramenta de pesquisa e de referência de uso profissional. Segundo ele, sua experiência no National Film Board of Canada o ajudou a visualizar como instituições já consolidadas lidam com esse canal, e daí construir algo de peso no Brasil.


     Alberto Lucena Jr., por sua vez trouxe diversas discussões sobre aspectos teóricos anteriores ao cinema de animação, segundo ele, indispensáveis para se iniciar em um estudo sério mais aprofundado. O professor ressaltou a importância de se conhecer antes de tudo os conceitos artísticos que se emprega hoje tão comumente, e buscar a essência das formas de fazer e pensar a arte. Suas colocações sempre mereciam aplausos da platéia.


     O apresentador Sávio Leite encerrou o debate com o sorteio de DVD's de realizadores de animação do Ceará. O professor Lucena Jr. ainda autografou diversos exemplares do seu livro, "Arte da Animação", de animadores locais.

  
     Para mais fotos, não esqueça de acessar o flickr do NUCA :)

domingo, 16 de agosto de 2009

SEMINÁRIO - Mesa 1: Animação Nordeste


     Na primeira mesa do seminário, no sábado pela manhã, os animadores Márcio Ramos e Silvio Toledo debateram diversos pontos do cinema de animação local e nacional, sob a mediação de Diego Akel, também realizador e animador. A discussão foi bastante ampla, abordando desde a produção e necessidade de mais editais específicos de incentivo até a distribuição dos filmes. Podemos dizer que esta foi a "mesa dos animadores". O seminário teve como apresentador Sávio Leite (foto acima), diretor da Mostra MUMIA.

 

     Sílvio pontuou diversas vezes a necessidade de se reunir os profissionais e entusiastas do cinema de animação do nordeste,  com a criação de associações e representações que possam ter voz em âmbito nacional, trazendo ao país inteiro as necessidades da região neste setor. Ele também comentou sobre a atual situação do cinema de animação na Paraíba.



     Na discussão sobre distribuição e exibição Márcio Ramos pontuou o fenômeno YouTube. Márcio analisou os dois lados da moeda, considerando o acesso instantâneo a qualquer vídeo ora bom ora ruim, pois, segundo ele, ao mesmo tempo que um trabalho tem alcance mundial, seu potencial é rapidamente diluído frente à farta opção de vídeos oferecidos, tornando o usuário um espectador ávido por novidades, independente da qualidade. Márcio também comentou sobre a criação da ACCA (Associação Cearense de Cinema de Animação) e respondeu algumas perguntas do público a este respeito.


     Ao fim do debate o apresentador Sávio Leite sorteou DVD's de realizadores de animação locais.

     Para mais fotos, acesse o flickr do NUCA :)

terça-feira, 4 de agosto de 2009

3 dias intensos!


E ontem terminou o Seminário Internacional de Cinema de Animação!! Apesar de terem sido apenas três dias, pareceu ter durado muito mais, tamanha a intensidadade e profundidade de tudo o que foi discutido. Aguardem para muito breve uma postagem completa com resumo das discussões nas mesas, fotos e vídeos!