.status-msg-wrap, .status-msg-body, .status-msg-border, .status-msg-bg, .status-msg-hidden { display: none;}

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Semana da Animação - 26/out



Daniel Lima e Márcio Ramos foram os convidados do Bate-Papo Animado desta segunda, na Vila das Artes. Amigos de longa data, ambos partilham também o gosto e o domínio da técnica de animação do 3D digital, que escolheram como forma de expressão criativa. Ambos mostraram trabalhos e resultados que não deixaram dúvidas quanto ao apuro técnico e estético que alcançaram. Este foi um encontro muito descontraído, divertido e que agregou  sem dúvida muito à plateia presente.



Márcio Ramos apresentou inicialmente alguns dos trabalhos que fez no início de sua carreira. Desde comerciais 100% animados até inserções animadas em comerciais de ação ao vivo, Márcio mostrou diversas cenas de animação que fez para os mais diversos clientes.



Após algum tempo trabalhando nesta linha, segundo o animador, houve a necessidade de dar vazão aos seus impulsos fundamentalmente artísticos, e a vontade de fazer um trabalho autoral aumentava. Foi assim que, no começo dos anos 2000, Márcio começou a imaginar o que viria a ser o filme "Vida Maria". Com um edital em aberto, ele começou a desenvolver o projeto, junto com outros profissionais que lhe deram suporte na concepção do filme e em outros aspectos da produção. Após ter seu projeto premiado com o incentivo para realização, Márcio partiu então numa jornada que lhe consumiria dois anos e meio de trabalho duro, até o filme ficar pronto.




Na produção, o animador realizou a maior parte dos processos sozinho, encontrando diversos obstáculos no processo. Como acontece com muitos realizadores, as limitações impostas pelo tempo e pelas condições dadas na produção não o comediram, mas sim o aproximaram de um resultado que se mostrou muito mais efetivo, subvertendo a técnica a seu favor. Márcio exibiu diversos trechos do filme quando ainda em produção, e contou sobre os processos de criação das vozes utilizadas e da sonorização.


Imagem do filme "Vida Maria"

Daniel Lima, na sua vez, começou também falando do seu início como animador. Tendo conhecido o 3D digital logo cedo, na pré-adolescência, o animador contou que ficou muito impressionado quando assistiu pela primeira vez aos filmes Jurassic Park e Toy Story, e então não teve dúvida ao escolher seguir na animação 3D digital, voltada à personagens cartunizados. Aprendendo como autoditata, realizou seus primeiros curtas e logo mais estaria em São Paulo, onde trabalhou por vários anos em grandes empresas que integram a animação 3D digital em trabalhos de publicidade.


Imagem do portifólio comercial de Daniel Lima

O animador contou que as necessidades de estudar inglês e morar fora do país falaram mais alto, e em 2007 partiu para o Canadá, onde conseguiu trabalho e porteriormente um contrato de um ano, tendo trabalhado na série Stargate Universe e no filme Distrito 9. Estas experiências, segundo ele, foram únicas no seu desenvolvimento profissional e decisivas para a qualidade do seu trabalho hoje.



Daniel falou ainda sobre como foi trabalhar no filme Distrito 9, contando da oportunidade que se apresentou e de como lhe foi exigido um altíssimo padrão, que embora com dificuldades no começo, logo o animador pegou a linha de trabalho e desenvolveu cenas de grande realismo. Daniel mencionou que este trabalho foi decisivo na sua carreira, lhe valendo ofertas para outras empresas do setor, no exterior.



Durante o bate-papo muitos animadores, ilustradores, quadrinistas e profissionais ligados à área fizeram diversas colocações e perguntas, fazendo a conversa com os artistas correr de maneira bastante fluida e dinâmica.



Após o bate-papo ainda, o clima foi de grande descontração e interação entre artistas, com Márcio e Daniel conversando diretamente com o público presente.



Neste mesmo dia, ocorreu a exibição dos filmes da mostra Programadora Brasil - Núcleo de Animação do CTAv.

Na próxima postagem, acompanharemos como foi a conversa com Júlia Manta e J. Cambé.

Um comentário:

  1. Olá, sou Raphael Quetelle, estive presente nesse bate-papo e foi muito bacana tanto conferir os trabalhos mais recentes destes dois excelentes animadores como descobrir que seus trabalhos iniciais já mostravam muito do seu talento e dedicação (apesar de ter sido uma pena o Márcio Ramos ter perdido boa parte de seu material mais antigo). É muito gratificante saber que pessoas tão talentosas e bem sucedidas são nossos conterrâneos e estão provando que o Ceará é berço de grandes artistas.

    ResponderExcluir